sábado, 13 de março de 2010

Outras atividades







Uma aula bem planejada, faz toda diferença na aplicação e sucesso da aprendizagem dos nossos alunos.

Segundo Ferreiro (1996, p.24) “O desenvolvimento da alfabetização ocorre, sem duvida, em um ambiente social. Mas as praticas sociais assim como as informações sociais, não são recebidas passivamente pelas crianças.” Atualmente, muitos professores ainda definem erroneamente o processo de alfabetização como sinônimo de uma técnica.
De acordo com suas experiências com crianças, Ferreiro (1999, p.44-7), esquematiza algumas propostas fundamentais sobre o processo de alfabetização inicial.
- Restituir a língua escrita seu caráter de objeto social;
- Desde o inicio (inclusive na pré-escola) se aceita que todos
na escola podem produzir e interpretar escritas, cada qual em seu nível;
- Permite-se e estimula-se que a criança tenham interação com
a língua escrita, nos mais variados contextos;
- Permite-se o acesso o quanto antes possível à escrita do
nome próprio;
- Não se supervaloriza a criança, supondo que de imediato
compreendera a relação entre a escrita e a linguagem.
- Não se pode imediatamente, ocorrer correção gráfica nem
correção ortográfica.

Entretanto no processo de alfabetização inicial, nem sempre esses critérios são utilizados. Sabemos que os professores ensinam da mesma maneira como aprenderam quando eram alunos, e não aceitam os erros que seus alunos cometem.

Ferreiro (1999, p.47) afirma que “a alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária”. A autora defende que, de todos os grupos populacionais as crianças são as mais facilmente alfabetizáveis e estão em processo continuo de aprendizagem, enquanto que os adultos já fixaram formas de ação e de
conhecimento mais difíceis de modificar ressalta ainda que:
*Há crianças que chegam à escola sabendo que a escrita serve para escrever coisas inteligentes, divertidas ou importantes. Essas são as que terminam de alfabetizar-se na escola, mas começaram a alfabetizar muito antes, através da possibilidade de entrar em contato, de interagir com a língua escrita. Há outras crianças que necessitam da escola para apropriarse da escrita. (Ferreiro, 1999, p.23)
A pesquisadora, assumindo ser dedicada fundamentalmente a tentar compreender o desenvolvimento das conceitualizações infantis sobre a língua escrita, afirmam que através dos resultados obtidos uma conclusão deve ser considerada as crianças são facilmente alfabetizáveis foram os adultos que dificultaram o processo de alfabetização delas. (Ferreiro, 1999, p.17)
Goodman (1980 Apud Ferreiro & Palácio, 1987, p.86). Cito alguns princípios que as crianças descobrem e aprendem a controlar à medida que desenvolvem um sistema de escrita:
- Os princípios funcionais desenvolvem-se á medida que a criança soluciona o problema de como escrever e para que escrever. A significação que a escrita tenha em seu dia a dia terá conseqüências no desenvolvimento desses principio e as funções especificam dependerão da necessidade que a criança sentira da linguagem escrita.
- Os princípios lingüísticos desenvolvem-se à medida que a criança resolve o problema da forma como a linguagem escrita esta elaborada para extrair significados na cultura. Nessas formas estão incluídas as regras ortográficas, grafo fônicas, sintáticas, semânticas e pragmáticas de linguagem escrita.
- Os princípios relacionais desenvolvem-se á medida em que a criança resolve o problema de como a linguagem escrita chega a ser significativa.
Assim, passa a compreender com a linguagem escrita representa as idéias e os
conceitos que as pessoas, os objetos no mundo real e a linguagem oral possuem
em uma determinada cultura.



Revista Científica Eletrônica de Pedagogia é uma publicação semestral da Faculdade de Ciências Humanas de Garça FAHU/FAEF e Editora FAEF, mantidas pela Associação Cultural e Educacional de Garça – ACEG. Rua das Flores, 740 – Vila Labienópolis – CEP: 17400-000 – Garça/SP – Tel: (0**14) 3407-8000 – www.revista.inf.br
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Atividades para o 1º ANO






Encontrei essas atividades em alguns blogs que visito, estou repassando.