quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Informativo

Boletim Informativo nº 01








Como Proceder nas Dificuldades de Aprendizagem das Crianças?

               A aprendizagem da criança constitui-se no cérebro utilizando-se do Sistema Nervoso Central (SNC) e das funções do hemisfério cerebral direito e hemisfério cerebral esquerdo. Cada um dos hemisférios é responsável por uma função, mas os dois trabalham conjuntamente. O hemisfério cerebral direito responde pelas habilidades espaciais e mais globais, como por exemplo: imagens, intuição, emoção, sonho e criatividade e o hemisfério cerebral esquerdo está ligado à linguagem e ao raciocínio: palavras, nomes, lógica, ordenamento e análise.
             Qualquer alteração, tanto no SNC como em um dos hemisférios poderá comprometer a construção do processo de aprendizagem.
             O processo de aprendizagem dá-se a partir de informações que o cérebro recebe do mundo exterior como, por exemplo: pela audição, visão, olfato, paladar, tato. A partir desta troca com o ambiente exterior, as informações são transformadas em aprendizagem. Desta forma deve-se investigar tanto fatores internos como externos da criança para melhor compreender a dificuldade aprendizagem.
            Na área educacional, a criança pode apresentar certa dificuldade no processo de aprendizagem durante a fase escolar tanto por motivos relacionados ao SNC, como por motivos emocionais ou apenas por não ter compreendido corretamente determinado conteúdo, ou seja, neste caso a dificuldade de aprendizagem pode estar relacionada a um problema de ordem e origem pedagógica. 
           Portanto, antes de procurar um profissional para identificar o tipo de dificuldade de aprendizagem, os pais devem refletir sobre possíveis causas apresentadas pelos filhos, que podem ser desde um problema familiar, escolar, social, genético, orgânico da própria criança como também pelas combinações destes fatores. 
            Caso a criança necessite realmente de uma opinião profissional sobre suas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem os pais, num primeiro momento, devem procurar uma equipe multidisciplinar para uma investigação ampla sobre o conhecimento da criança, esta equipe multidisciplinar normalmente é composta por diferentes profissionais como psicólogo, neuropsicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, pediatra, neuropediatra, oftalmologista e, se necessário, um neurologista.
            A visão destes profissionais com objetivos específicos envolvidos nesta investigação colabora para além das trocas de informações sobre a criança e também para um diagnóstico completo e diferenciado, tendo este à função de identificar as possíveis dificuldades de aprendizagem com o intuito de propor determinados tipos de intervenções adequadas, independentemente de a criança apresentar ou não lesões no SNC.
           Essa avaliação multidisciplinar consiste em investigar o desenvolvimento neural da criança desde visão, audição, sono, fala, respiração, postura, coordenação motora, emocional, ambiente familiar, pedagógico e neuropsicológico por meio de diferentes atividades que permitem a observação, as interpretações que se baseiam em percepções, experiências, informações adquiridas e formas de pensamento desta criança.
           Quanto antes for obtido o diagnóstico de identificação da possível causa da dificuldade apresentada pela criança melhor, pois pelas intervenções adequadas se alcançam significativos avanços no processo cognitivo e conseqüentemente no processo aprendizagem. 
           Não é nada difícil detectar quando uma criança está tendo problemas para processar as informações e a formação que recebe. Os pais devem estar atentos e conscientes dos sinais mais freqüentes que indicam a presença de um problema de aprendizagem, quando a criança:

- Apresenta dificuldade para entender e seguir tarefas e instruções.

- Apresenta dificuldade para relembrar o que alguém acaba de dizer.

- Não domina as destrezas básicas de leitura, soletração, escrita e/ou matemática, pelo que fracassa no trabalho escolar.

- Apresenta dificuldade para distinguir entre a direita e a esquerda, para identificar palavras, etc. Sua tendência é escrever as letras, palavras ou números ao contrário.

- Falta-lhe coordenação ao caminhar, fazer esportes ou completar atividades simples, tais como apontar um lápis ou amarrar o cordão do sapato.

- Apresenta facilidade para perder ou extraviar seu material escolar, como os livros e outros artigos.

- Tem dificuldade para entender o conceito de tempo, confundindo o “ontem”, com o “hoje” e/ou “amanhã”.

- Manifesta irritação ou excitação com facilidade.

Qualquer dúvida estou a disposição para maiores esclarecimentos.

Pedagoga, Psicopedagoga e Especialista em D.I. Geni Ferreira dos Santos Souza.