quarta-feira, 26 de agosto de 2015


Trabalhando o Folclore

Como trabalhar o folclore na alfabetização?
Trava-línguas, parlendas, quadrinhas, poemas, adivinhas e cantigas 
são textos da cultura oral apropriados para se trabalhar a aquisição da base 
alfabética e ortográfica; 
por serem de fácil memorização, geram atividades que favorecem 
a percepção de que é preciso corresponder ao falado ao escrito, 
além de brincar com o som, a forma gráfica e o significado das palavras.



Procedimentos:

1) Anunciar que vai ler um trava-língua ou uma parlenda ou uma 
quadrinha ou um poema ou uma cantiga . O professor deverá criar 
expectativas nos alfabetizandos com relação ao 
texto que irá ser trabalhado, fazendo as seguintes perguntas:

- Qual o tipo de texto que vamos ler? Para que serve? Onde pode ser encontrado? 
Registrar na lousa as respostas e fazer a comparação no final do trabalho.
2) Em seguida, perguntar aos alunos se eles sabem o que é uma --------.  
Explicar as características do texto escolhido.

3) Apresentar para os alunos numa cartolina o texto ou escrevê-lo na lousa.

4) Ler o texto em voz alta, pausadamente e com entonação adequada.
5) Reler o texto apontando palavra por palavra. Em seguida, fazer a 
leitura coletiva apontando para cada palavra.

6) Distribuir texto xerocopiado e explicar o que se pede na atividade.