Achei interessante postar a importancia dos TICs
Elisa Tomoe Moriya Schlünzen.Flávia dos Santos Silva
A presente pesquisa, visa à construção de um ambiente Construcionista, Contextualizado e Significativo (CCS) para os Portadores de Necessidades Especiais (PNEs), apropriando-se das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) como ferramentas potencializadoras de habilidades para favorecer a inclusão social e digital de dois alunos portadores de Paralisia Cerebral – 29 e 19 anos. Assim, no desenvolvimento das atividades procuramos atender os anseios de cada aluno em relação ao mundo, possibilitando que suas habilidades sejam afloradas, procurando não permitir que suas limitações e/ou dificuldades sejam evidenciadas. A abordagem para o uso das TIC’s foi CCS, e adotando como estratégia à metodologia de projetos, que a partir de temas geradores oportunizam resultados com a identidade de cada um. Desta forma, passamos a lidar com o computador não como uma máquina de ensinar, transmissora de conteúdos sem significado para os alunos, mas como uma ferramenta potencializadora de avanços para o processo de ensino-aprendizagem. Assim sendo, este trabalho está intimamente relacionado ao Ambiente Potencializador para a Inclusão (API). A pesquisa de campo é realizada no laboratório do Grupo de Pesquisa e Suporte em Educação e Tecnologia – GPSETE. Com a pesquisa foi possível inserir na vida desses alunos, uma aprendizagem que resgatasse seus sonhos e suas expectativas na convivência com o mundo, considerando suas formas particulares de se relacionar com o computador. Assim, após esta investigação podemos concluir que podemos formar os portadores de PC não só no aspecto cognitivo mas também socialmente, politicamente, afetivamente e eticamente, por meio das TIC’s favorecendo eles a se encontrarem em sua totalidade.
Elisa Tomoe Moriya Schlünzen elisa@prudente.unesp.br
Flávia dos Santos Silva - flaviasansi@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Achou o blog interessante e útil, comente-o.
Obrigada pelo comentário.