sábado, 29 de janeiro de 2011

Formação para os educadores e gestores da Escola Pé de moleque em Pirapozinho SP

Equipe da escola particular Pé de moleque - Pirapozinho /SP



No dia vinte e sete de janeiro de 2011 foi realizado na escola Pé de moleque
Formação de Professores com o tema: ESCLARECENDO DISTÚRBIOS, TRANSTORNOS, DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM.

1. APRESENTAÇÃO

A definição do que se considera como distúrbio, transtorno, dificuldade e/ou problema de aprendizagem é uma das mais inquietantes problemáticas para aqueles que se atuam no diagnóstico, prevenção e reabilitação do processo de aprendizagem, pois envolve uma vasta literatura fundamentada em concepções nem sempre coincidentes ou convergentes.

Assim, todas as mudanças ocorridas a partir desse novo cenário fizeram surgir muitas pressões sobre a Escola e sobre os profissionais que nela atuam, e, consequentemente, para o direcionamento das políticas educacionais.

O que se vê atualmente é um momento histórico onde as maneiras de se perceber o mundo a nossa volta são abruptamente diversas das formas vivenciadas pelas gerações passadas e, certamente, daquelas da grande maioria dos professores que ministram aulas no presente.

A Educação de hoje valoriza a autonomia intelectual e a possibilidade de acesso a níveis mais elevados de escolarização com melhor aproveitamento em cada nível e à condições dignas de inserção produtiva. Por isso, em todo país têm sido criados inúmeros “Projetos de Formação Continuada” de professores.

2.OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

- Capacitar profissionais de Educação para contribuir com a melhoria dos indicadores do Ensino local, servindo dessa maneira para a formação integral das crianças e adolescentes, proporcionando-lhes capacidade de enfrentar os desafios e as adversidades sociais da atualidade.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Proporcionar aos profissionais da Educação por meio de diversas atividades a aquisição e construção crítica de conhecimentos, habilidades e valores, contribuindo assim para que se tornem competentes e se qualifiquem como pessoas, como cidadãos e como gestores de um determinado espaço escolar;

- Discutir e desenvolver práticas pedagógicas eficazes que permitam o trabalho didático com estudantes do Ensino Infantil e Ensino Fundamental;

- Capacitar e aperfeiçoar os profissionais da Educação para que possam passar aos alunos conhecimentos diversos ligados aos temas inclusão, proporcionando a reflexão sobre a importância dos mesmos na formação de crianças e adolescentes;

- Proporcionar um conjunto de atividades teórico-práticas, investigativas e reflexivas para a formação de educadores.

3. JUSTIFICATIVA

Atualmente a Educação Brasileira passa por uma fase bem peculiar em que é patente o direcionamento das políticas públicas com foco na progressiva universalização do acesso com qualidade a todos os níveis e modalidades de Ensino.

Hoje, mais do que nunca se sabe que somente por meio da Educação é possível diminuir as desigualdades sociais, o que exige, portanto, que a Escola, com seus professores e demais funcionários, não seja mais vista apenas como um conjunto de partes desconexas, que atuam de forma isolada. Mas, muito pelo contrário, pois a Escola deve ser vivida como uma unidade complexa, um sistema dinâmico, um ambiente em constante interação com os agentes de mudanças locais, regionais, nacional e internacional, sempre usando e valorizando os valores e a cultura local.

A melhoria dos indicadores educacionais só é possível pelo desenvolvimento de ações focadas no alcance de metas estabelecidas para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que, entre outras coisas, se relacionam à “Formação Continuada” dos profissionais do Ensino.

Por isso mesmo é primordial a capacitação profissional de todos os servidores ligados à Educação, na busca por um Ensino adequado às mudanças, transformações e realidades presentes em nossa sociedade.

4. RECURSOS HUMANOS

- Equipe gestora da Unidade escolar

- Equipe docente da Unidade escolar

- Funcionários da Unidade escolar

- Pais de alunos da Unidade escolar

5. RECURSOS FINANCEIROS E MATERIAIS

Recursos materiais que serão utilizados no dia da formação:

- Aparelho de Data Show e computador;

- Equipamento de som, com caixas e microfone;

- Aparelho de DVD e televisor;

Recursos financeiros: O custo do Projeto Formação de Professores será de
6. DIA E HORÁRIO

No dia vinte e sete de janeiro de dois mil e onze no período da manhã, das 8:30 h às 12:00 horas.

7. AVALIAÇÃO

A avaliação do “Projeto Formação de Professores” será realizado como um ato de reflexão e de crítica inserido no contexto da realidade do público envolvida nas capacitações.

Assim, a equipe organizadora desenvolverá a avaliação de forma contínua ao longo do estudo, com base em reflexão dialógica e participativa entre a palestrante e os cursistas.

Esse trabalho levará em conta as relações entre os conhecimentos téoricos historicamente construídos e a Escola, a educação e as práticas profissionais do cotidiano, além das relações com as experiências de vida de cada participante.


***De acordo com a avaliação do grupo foi muito proveitosa essa formação, durante o ano nos encontraremos mais vezes.







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