SISTEMAS CEREBRAIS
1-As regiões ocipitais e a organização da percepção visual:
Àreas primárias do córtex ocipital e as funções visuais elementares;
Zonas secundárias do córtex ocipital e funções óptico-gnósticas;
2. As regiões temporais e a organização da percepção auditiva:
Zonas primárias do córtex temporal e as funções elementares de audição;
As zonas secundarias do córtex temporal e funções acústico-gnóstica;
Efeito sistêmico de distúrbios da audição de fala em lesões das zonas secundárais da região temporal esquerda;
Variantes da síndrome temporal;
3. As regiões parietais e as organização de sínteses simultâneas:
As zonas corticais terciárias e a organização de sínteses espaciais concretas;
As zonas corticais terciárias e a organização de sínteses símbólicas (quase-espaciais);
As zonas corticais terciárias e processos de memória para a fala;
As zonas paríeto-ocipritais do hemisfério direito (não dominantes);
4. Zonas sensitivas-motoras e pré-motoras e a organização do movimento:
Zonas corticais pós-centrais e a organização aferente do movimento;
Zonas pré-motoras do córtex e a organização eferente do movimento;
5. Os lobos frontais e a regulação da atividade mental:
Os lobos frontais e a regulação dos estados de atividade;
Os lobos frontais e a regulação de movimentos e ações;
Os lobos frontais e a regulação de ações mnemônicas e intelectuais;
Organização funcional dos lobos frontais;
A mente humana.
As funções mentais necessárias para aprendizagem humana são: atenção, sensação, percepção memória, orientação, consciência, pensamento, linguagem.
a) Sensação:
É a capacidade de captar os estímulos por meio de receptores sensoriais e transformá-las em imagens ou sensações no sistema nervoso central.
b) Percepção:
É um processo de natureza complexa. Ela começa pela análise da estrutura percebida, e, recebida pelo cérebro, por meio de componentes ou pistas, são subseqüentemente codificadas e inseridas nos sistemas móveis correspondentes.
Este processo de seleção e síntese é de natureza ativa e ocorre sob influência direta das tarefas com que o indivíduo se defronta. Realiza-se com auxilio de códigos já prontos (especialmente códigos de linguagem) que servem para colocar o aspecto percebido no seu devido sistema e para conferir a ele um processo de comparação do efeito com a hipótese original, ou, em outras palavras, um processo de verificação da atividade perceptiva. (Luria, 1981)
A percepção humana é um complexo processo de codificação do material percebido que se realiza com a estrita participação da fala, e que a atividade perceptiva humana, portanto, nunca acontece sem a participação direta da linguagem (Luria, 1981, p. 200). linguagem
c) Atenção:
É um processo psíquico que permite concentrar a atividade mental sobre um fato determinado.
Aspectos a serem considerados:
Capacidade de Concentração
Em quantos objetos é capaz de estar focada simultaneamente (distribuição)
Excitabilidade (quanto tempo demora para iniciar a atenção).
c) Memória:
É a função psicológica que garante o elo temporal da vida psíquica, pois reflete o passado, no presente e nos permite a perspectiva de futuro.
• Dimensões da Memória:
Fixação: é a capacidade de gravar as informações. A qualidade desses registros depende de alguns fatores: interesses, atenção, compreensão, conhecimento prévio, quantidade de informação, via sensorial envolvida na percepção, condições físicas e emocionais, semelhança e diferença dos dados, número de repetições no tempo, e tempo durante o qual se pretende fixar.
Evocação: é a capacidade de atualizar os dados já fixados. Esquecimento é a incapacidade de evocar.
Reconhecimento: É a capacidade de recordar uma imagem (engrama).
c) Orientação:
É uma das expressões de lucidez psíquica, que depende, fundamentalmente, da integridade do estado de consciência, por meio da qual se identifica a capacidade de consciência têmporo-espacial. Pode ser:
Autopsíquica: (identidade pessoal e a relação com o grupo social)
Alopsíquica: Auto localização da pessoa no tempo e situação (espaço)
d) Consciência:
Capacidade do sujeito se dar conta do que está ocorrendo dentro e ao redor de si, ao alcance de seu sensório. As suas variações podem ser: continuidade, amplitude e claridade. Consciência
e) Pensamento:
Formação de conceito e articular estes conceitos em juízos e com base nisso, construir raciocínios, de modo a solucionar com êxito os problemas com que se depara.
Características do pensamento:
• Capacidades de generalização
• Capacidades de identificar e distinguir nos fenômenos e objetos da natureza o que é essencial e o que é acessório
• Capacidades de utilizar o cabedal de conhecimentos acumulados para elaborar conceitos e construir raciocínios
Manifestações qualitativas: incluem conceitos, juízos e raciocínios.
Conceitos: É a capacidade de relacionar a palavra com seu significado e o seu significado entre si. Constituem o nível mais elementar das unidades estruturais do pensamento.
Juízos: Eles representam uma possibilidade de relacionar os conceitos entre si. Por meio deles afirma-se ou nega-se algum atributo ou qualidade a um objeto ou fenômeno. Os interesses, desejos, sentimentos e necessidades de uma pessoa influem sobre o seu julgamento.
Raciocínio:
É a capacidade de concluir, podendo ser indutivo (particular para o geral), dedutivo (geral para o particular) e analógico (do conhecimento particular para o particular) Operações racionais: análise e síntese, generalização e sistematização, abstração, concreção e comparação.
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