segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS CEREBRAIS.

                                                               SISTEMAS CEREBRAIS


                                               


                            

1-As regiões ocipitais e a organização da percepção visual:

 Àreas primárias do córtex ocipital e as funções visuais elementares;

 Zonas secundárias do córtex ocipital e funções óptico-gnósticas;

2. As regiões temporais e a organização da percepção auditiva:

 Zonas primárias do córtex temporal e as funções elementares de audição;

 As zonas secundarias do córtex temporal e funções acústico-gnóstica;

 Efeito sistêmico de distúrbios da audição de fala em lesões das zonas secundárais da região temporal esquerda;

 Variantes da síndrome temporal;

3. As regiões parietais e as organização de sínteses simultâneas:

 As zonas corticais terciárias e a organização de sínteses espaciais concretas;

 As zonas corticais terciárias e a organização de sínteses símbólicas (quase-espaciais);

 As zonas corticais terciárias e processos de memória para a fala;

 As zonas paríeto-ocipritais do hemisfério direito (não dominantes);

4. Zonas sensitivas-motoras e pré-motoras e a organização do movimento:

 Zonas corticais pós-centrais e a organização aferente do movimento;

 Zonas pré-motoras do córtex e a organização eferente do movimento;

5. Os lobos frontais e a regulação da atividade mental:

 Os lobos frontais e a regulação dos estados de atividade;

 Os lobos frontais e a regulação de movimentos e ações;

 Os lobos frontais e a regulação de ações mnemônicas e intelectuais;

 Organização funcional dos lobos frontais;

                                                            A mente humana.
As funções mentais necessárias para aprendizagem humana são: atenção, sensação, percepção memória, orientação, consciência, pensamento, linguagem.

a) Sensação:

É a capacidade de captar os estímulos por meio de receptores sensoriais e transformá-las em imagens ou sensações no sistema nervoso central.

b) Percepção:

É um processo de natureza complexa. Ela começa pela análise da estrutura percebida, e, recebida pelo cérebro, por meio de componentes ou pistas, são subseqüentemente codificadas e inseridas nos sistemas móveis correspondentes.

Este processo de seleção e síntese é de natureza ativa e ocorre sob influência direta das tarefas com que o indivíduo se defronta. Realiza-se com auxilio de códigos já prontos (especialmente códigos de linguagem) que servem para colocar o aspecto percebido no seu devido sistema e para conferir a ele um processo de comparação do efeito com a hipótese original, ou, em outras palavras, um processo de verificação da atividade perceptiva. (Luria, 1981)

A percepção humana é um complexo processo de codificação do material percebido que se realiza com a estrita participação da fala, e que a atividade perceptiva humana, portanto, nunca acontece sem a participação direta da linguagem (Luria, 1981, p. 200). linguagem

c) Atenção:

É um processo psíquico que permite concentrar a atividade mental sobre um fato determinado.

Aspectos a serem considerados:

 Capacidade de Concentração

 Em quantos objetos é capaz de estar focada simultaneamente (distribuição)

 Excitabilidade (quanto tempo demora para iniciar a atenção).

c) Memória:

É a função psicológica que garante o elo temporal da vida psíquica, pois reflete o passado, no presente e nos permite a perspectiva de futuro.

• Dimensões da Memória:

 Fixação: é a capacidade de gravar as informações. A qualidade desses registros depende de alguns fatores: interesses, atenção, compreensão, conhecimento prévio, quantidade de informação, via sensorial envolvida na percepção, condições físicas e emocionais, semelhança e diferença dos dados, número de repetições no tempo, e tempo durante o qual se pretende fixar.

 Evocação: é a capacidade de atualizar os dados já fixados. Esquecimento é a incapacidade de evocar.

 Reconhecimento: É a capacidade de recordar uma imagem (engrama).

c) Orientação:

É uma das expressões de lucidez psíquica, que depende, fundamentalmente, da integridade do estado de consciência, por meio da qual se identifica a capacidade de consciência têmporo-espacial. Pode ser:

Autopsíquica: (identidade pessoal e a relação com o grupo social)

Alopsíquica: Auto localização da pessoa no tempo e situação (espaço)

d) Consciência:

Capacidade do sujeito se dar conta do que está ocorrendo dentro e ao redor de si, ao alcance de seu sensório. As suas variações podem ser: continuidade, amplitude e claridade. Consciência

e) Pensamento:

Formação de conceito e articular estes conceitos em juízos e com base nisso, construir raciocínios, de modo a solucionar com êxito os problemas com que se depara.

Características do pensamento:

• Capacidades de generalização

• Capacidades de identificar e distinguir nos fenômenos e objetos da natureza o que é essencial e o que é acessório

• Capacidades de utilizar o cabedal de conhecimentos acumulados para elaborar conceitos e construir raciocínios

Manifestações qualitativas: incluem conceitos, juízos e raciocínios.

Conceitos: É a capacidade de relacionar a palavra com seu significado e o seu significado entre si. Constituem o nível mais elementar das unidades estruturais do pensamento.

Juízos: Eles representam uma possibilidade de relacionar os conceitos entre si. Por meio deles afirma-se ou nega-se algum atributo ou qualidade a um objeto ou fenômeno. Os interesses, desejos, sentimentos e necessidades de uma pessoa influem sobre o seu julgamento.

Raciocínio:

É a capacidade de concluir, podendo ser indutivo (particular para o geral), dedutivo (geral para o particular) e analógico (do conhecimento particular para o particular) Operações racionais: análise e síntese, generalização e sistematização, abstração, concreção e comparação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Achou o blog interessante e útil, comente-o.

Obrigada pelo comentário.