domingo, 18 de setembro de 2011

PROJETO REUTILIZAÇÃO DAS EMBALAGENS DOS KITS DOS ALUNOS

PROJETO REUTILIZAÇÃO DAS EMBALAGENS DOS KITS DOS ALUNOS



ESCOLA: EE. "LÚCIA SILVA DE ASSUMPÇÃO"

DIRETORIA DE ENSINO: PRESIDENTE PRUDENTE

ELABORAÇÃO DO PROJETO- PROF.ª ESP. GENI FERREIRA DOS SANTOS SOUZA.

PARTICIPANTES – GESTORES, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, ALUNOS DA SALA DE RECURSO DI E SUAS FAMILIAS.

INÍCIO - ABRIL DE 2011

DURAÇÃO – ANO LETIVO DE 2011

JUSTIFICATIVA DO PROJETO

A EE. "LÚCIA SILVA DE ASSUMPÇÃO" em sua metodologia tem a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido de forma participativa sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades.

Portanto, sentiu-se a necessidade de mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra. Atualmente, a preocupação com a degradação do planeta ocupa atenção da sociedade local e mundial, onde a escola se engaja com os ambientalistas na busca de soluções para preservar o meio ambiente. Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é uma coisa fácil, devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer. Muitas situações estão distantes fisicamente, mas que influenciam na manutenção dos seres vivos. Por isso, a importância de pequenos atos em nossas casas e escolas. Pensando nisso e ajudando a preservar o meio ambiente a sala de recurso da unidade escolar decidiu investir na reutilização das caixas de papelão onde se encontravam os Kits dos alunos, que foram enviados pelo governo do estado de São Paulo. Com a decisão tomada fomos convidar parceiros para o projeto, e queríamos envolver a comunidade escolar, como, o corpo discente e docente, bibliotecária, gestores e funcionários de uma forma geral.

Fizemos uma pesquisa sobre os tipos de lixo e o tempo de sua decomposição de acordo com sua classificação.

“As pessoas cuidam do meio ambiente por duas razões apenas: por amor ou por temor. Vale dizer, algumas pessoas conservam a natureza porque gostam, porque acham bonito, independente para ela servir para alguma coisa. Elas conservam por razões puramente afetivas. Outras conservam porque já ouviram falar no desequilíbrio ecológico, porque tem medo de cortar a mata, assorear os rios, acabar com o oxigênio, a poluição dá doença, etc. Assim, basicamente nós temos um fator afetivo e um fator cognitivo, este depende do conhecimento. A preocupação maior de um educador deve ser o de desenvolver no aluno esses dois fatores. (OLIVEIRA, 1990, p.18).

Geralmente, a criança desenvolve com mais sensibilidade o gosto e o amor pela natureza, já no adulto, muitas vezes, é preciso desenvolver o respeito. A cidadania tem fator fundamental para conscientização deste contexto global. Não é por falta de conhecimento que o meio ambiente é destruído, mas devido ao estágio de desenvolvimento existente nas relações sociais de nossa espécie. Ao desmatar, queimar, poluir, utilizar ou desperdiçar recursos naturais ou energéticos, cada ser humano está reproduzindo o que aprendeu ao longo da história e a cultura do seu povo. Portanto, este não é um ato isolado de um ou outro indivíduo, mas reflete as relações sociais e tecnológicas de sua sociedade.

Não adianta um aluno tirar nota dez nas provas e continuar atirando lixo nas ruas, desperdiçar água e energia elétrica, desmatar ou realizar outro tipo de ação danosa, seja por não perceberem a extensão dessas ações ou por não se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem. Há a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia-a-dia, garantindo, assim, o futuro da humanidade. Logo, precisamos desenvolver a valorização da vida, espontaneamente voltaremos a nos integrar com a natureza e conseqüentemente procuraremos preservar o meio ambiente, pois teremos uma noção clara de que tudo é integrado. Somos parte da natureza, porém, devido a inúmeros fatores, esquecemos disto.

O projeto REUTILIZAÇÃO DAS EMBALAGENS DOS KITS DOS ALUNOS faz-se necessário para colocar em prática no dia-a-dia, através de pequenos atos, de maneira lúdica e agradável o início as grandes transformações que devem ser assumidas por todos neste século XXI.

OBJETIVO GERAL

Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta, com o simples ato de reutilização.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a escola e a família, para transformação humana e social, alcançando a preservação e a reutilização das embalagens.

Possibilitar a construção da consciência ecológica para este mundo diferente e transformador, fazendo análises importantes tanto nos conteúdos programáticos como na prática relativa ao meio ambiente escolar.

Observar e analisar fatos e situações de todos os tipos de lixo do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo as necessidades e oportunidades de atuar de modo propositivo para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida.

Conscientizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem, nos responsáveis pela produção e destino na escola, em casa e em espaços comuns, e que venha se tirar proveito e lucro da coleta e reciclagem, ao mesmo tempo, trazendo retorno para a escola e para a família.

METODOLOGIA

O projeto REUTILIZAÇÃO DAS EMBALAGENS DOS KITS DOS ALUNOS será apresentado aos alunos da sala de recurso e aos professores da classe comum para que surjam propostas de trabalho e atividades relacionadas ao assunto explorando diversos aspectos conceituais do seu campo de estudo.

ESTRATÉGIAS

Procurar parceiros na doação das embalagens dos kits.

Criar ações para acompanhar essas doações.

Campanhas para a diminuição de jogar fora as embalagens.

Elaboração, apresentação e distribuição de textos explicando o projeto.

Oficinas (EVA, tecido, missangas, etc)

AVALIAÇÃO

Espera-se que durante o desenvolvimento da prática pedagógica aplicada ao projeto: - a relativa mudança de comportamento dos educandos na comunidade escolar; - o exercício da cidadania, solidariedade e cooperação entre escola e família.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES



Início - abril de 2011

Duração – ano letivo de 2011

CULMINÂNCIA DO PROJETO

Exposições dos trabalhos realizados.

 

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