PIC – ALFABETIZAÇÃO 
Metas: Alunos motivados a estudar para aprender, com capacidade de gerenciamento pessoal, respeitados em suas características e vistos como capazes de aprender, atingindo um percentual de 100% de alunos alfabéticos e exercendo as práticas de leitura e escrita em sua função social. 
Objetivos: 1. Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita; 2. Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores; 3. Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros; 4. Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores. 
Expectativas de aprendizagem: 
Os alunos ao final da 4ª série/PIC deverão ser capazes de: 
• Expressar-se oralmente de forma coerente; 
• Desenvolver formas pessoais de escrita e progressivamente confronta-las com as formas convencionais; 
• Reconhecer e manusear diversos portadores de texto; 
• Reconhecer todas as letras do alfabeto; 
• Avançar sua hipótese de escrita; 
• Refletir sobre a língua escrita; 
• Compreender o sentido nas mensagens orais e escritas; 
• Produzir textos oralmente e escritos; 
• Produzir textos utilizando a escrita alfabética 
• Utilizar-se de pontuação nas produções de textos. 
Para que as expectativas acima sejam alcançadas, serão aplicadas as seguintes situações didáticas, distribuídas pelos bimestres : 
CONTEÚDOS HABILIDADES 
Linguagem oral 
Leitura de imagens, recontar histórias de diferentes gêneros textuais, hora da notícia, roda de conversa, declamar poesias, apresentações a partir de um roteiro, participações em debates, relatar experiências vividas, formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado, entrevistar, dramatizar histórias e relatar acontecimentos respeitando a seqüência temporal. 
Prática de leitura 
Leitura compartilhada diária, roda de leitores, leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais, consultar diferentes acervos e fontes com vários propósitos, ler para divertir, informar, estudar e pesquisar. 
Análise e reflexão sobre a língua 
Alfabeto móvel, alfabeto ilustrado, jogos com palavras e letras ( forca, bingo, cruzadinhas, memória, etc), ditado mudo, ordenação de frases e textos, reconto, Identificar elementos de organização textual, examinar o uso de recursos gráficos, explorar o vocabulário, apresentando o dicionário e o seu uso aplicado, explorar listagens para exercitar a ordem alfabética, segmentar o texto em palavras e em parágrafos, segmentar as sílabas, pontuar, respeitar regularidades contextuais, ortográficas, gramaticais e acentuar corretamente, localizar informações explícitas e implícitas, distinguir causa/conseqüência, fato/opinião, identificar a ordem seqüencial, reconhecer o tema. 
Prática de produção de texto 
Produzir, revisar e reescrever vários gêneros textuais, individualmente, em duplas e/ou coletivamente, próprios e/ou de outros. 
Avaliação: 
Durante as aulas, no decorrer do ano letivo, serão utilizados os seguintes critériospara avaliação: O aluno: • Expõe sua opinião sobre o assunto em questão, considerando o seu conhecimento prévio e suas vivências; • Utiliza uma linguagem formal; • Escuta atentamente e aguarda sua vez para falar cordialmente; • Identifica autores e gêneros; • Participa das discussões; • Planeja o que vai escrever e os propósitos de seus textos; • Aplica aspectos ortográficos e gramaticais em suas produções; • Escreve com coesão e coerência. • Compõe e decompõe numerais corretamente. • Reconhece o valor posicional do número. • Calcula corretamente as operações fundamentais. • Utiliza conhecimentos de espaço e forma, grandezas e medidas e tratamento das informações corretamente em seu dia a dia ; • Reconhece a realidade que o cerca; • Registra corretamente em fichas, fatos históricos, geográficos e científicos; 
A avaliação e a recuperação dos alunos acontecerão através da observação contínua do professor, do interesse e participação do aluno, atividades individuais e em grupos, produções, pesquisas e provas objetivas. 
Fontes de pesquisa: 
PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais; 
Diretrizes para o Ensino de Língua Portuguesa e Matemática do Estado de São Paulo; 
Orientações Curriculares e Preposição de Expectativas de aprendizagem Para o Ensino Fundamental – Ciclo I , Prefeitura do Município de São Paulo.












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